Atuação Para Designer de Moda

de atuação para designer de moda

7 Áreas de atuação para designer de moda

Quando ouvimos falar sobre a carreira de Design de Moda, milhares de ideias são lançadas em nossas mentes, bem como: se a área de oportunidade de trabalho no mundo da moda é realmente lucrativa, se o campo de ação é muito amplo; Além de ouvir toda a família e amigos dizendo que deveria escolher outra carreira menos competitiva ao invés de Design de Moda.

Mas não é preciso temer essa área por sua competitividade, se você já tem uma preocupação com o tipo de carreira que deve seguir no mundo da moda e acha que tem as habilidades necessárias para começar agora, é importante que conheça quais as áreas de atuação que a profissão abrange.

É por isso que aqui compartilhamos as 5 áreas de oportunidade mais sonhadas pelos fashionistas formados em designer de moda:

1.-Designer de Moda com Marca Própria.

Pano, Tecidos, Design De Moda, Trabalho, Maquete, Caos

Qualquer designer de moda sonha em ser independente! Desta forma, você pode definir e gerar coleções que lhe dão voz e autoridade dentro do setor. Seja uma linha de calçados, bolsas, roupas ou acessórios; As possibilidades de um designer de moda são infinitas, dependendo do setor em que se especializou.

Hoje, a mídia social facilita a promoção e o alcance de marcas globais sem fazer grandes investimentos para começar. Portanto, é uma ótima plataforma para explorar.

2.- Criador e produtor de passarelas e eventos de moda

Nova York, Paris, Londres, Los Angeles e Barcelona, ​​hoje considerados os berços da moda e do design, sempre têm tendências em pauta, graças aos desfiles comandados por grandes nomes da moda. Porém, coordenar um desfile exige uma conceituação pautada por um cronograma de trabalho, onde se decide um orçamento, se faz palco, iluminação, música, se faz um casting de modelos e uma infinidade de detalhes que um estilista pode guiar perfeitamente.

É possível começar a programar desfiles de modas de marcas nacionais, as quais também promovem esse tipo de evento.

3.- Figurinista para cinema, teatro e televisão.

eventos de moda

Desenhar fantasias para essa indústria é fascinante, assim como suas roupas, tem um espaço de liderança em cada cena e, é aí, quando o estilista usa seu conhecimento, pois, ao contrário do design de moda, neste título o design é determinado pelo personagem que o vestirá, o tempo em que se desenrolará e o enredo ao qual serve.

Figurinos renomados fazem verdadeiras obras de arte para grandes produções como Michelle Clapton, de Game of Thrones, tendo recebido 4 Emmys para a série do mesmo conceito em 2012, 2014, 2016 e 2018.

Você pode fazer figurinos para teatros, shows de artistas, cinemas, novelas, programas de TV, entre outros.

4.- Consultor de imagem e personal shopper

O boom da moda, atrelado a um estilo de vida saudável, está gerando uma nova tendência, onde há espaço para os profissionais mais procurados se especializarem em consultoria de imagem, personal shopping e coolhunting (trend hunters).

Aqui, uma das vantagens de estudar design de moda é que você poderá aplicar sua experiência em cromoestética, morfologia, protocolo e comportamento, maquiagem e guarda-roupa, para entregar a melhor solução.

Confira também: Melhores costuras para reforma de roupas.

5.- Design para os grandes

Givenchy, Dolce & Gabbana, Chanel e Christian Dior estão entre o mundo da moda como autoridades neste assunto. O sonho de qualquer designer de moda é poder trabalhar de mãos dadas com especialistas, de porte nacional e internacional, atuando como modelistas, supervisores de produtos e roupas, ou pesquisadores de visual merchandising.

A cada dia há mais pessoas que se integram à indústria da moda, então seja qual for a sua decisão é importante que você treine e aprenda tudo relacionado a este meio, desde workshops, graduações, diplomas até os últimos cursos online.

6.-Jornalista de moda

Os designers de moda também podem atuar como jornalistas em editorias de revistas, programas de TV, eventos, etc. Normalmente, esse tipo de profissional participa de diversas feiras, concursos, eventos e desfiles de moda.

Há diversos jornalistas que trabalham em colunas de moda, eles escrevem sobre as novas tendências, principais eventos no mundo da moda, modelos, festas, entrevistas, entre outros.

Inclusive, o designer de moda pode optar por ter o seu próprio blog, onde fala sobre todos os assuntos relacionados ao mundo da moda.

7. Design de lojas de roupas

Lojas de roupas como a C&A, Forever 21, Riachuelo, Renner e outras, estão sempre em busca de novos talentos para desenvolver coleções. Um designer de moda pode assumir esse tipo de vaga, desde que tenha talento para desenho.

Os profissionais são contratados para desenhar novas coleções de acordo com as principais tendências de moda do mercado, estação do ano, cores pantone, faixa etárias, entre outros. Quando os desenhos são aprovados, são iniciadas as fabricações das novas peças para serem vendidas na loja online da empresa e demais estabelecimentos espalhados pelo país.

Leia mais: Veja como era a vida luxuosa de Michael Jackson

Deixe um comentário