Plano dental, 5 motivos para contratar

A saúde dos dentes é fundamental para o bem-estar geral, garantindo uma boa nutrição e a manutenção da autoestima, para que a qualidade dessa estrutura seja preservada, diversos aspectos precisam ser considerados, desde a higienização correta até o suporte de profissionais de plano dental, que se mostra cada vez mais importante.

Além disso, pelo sorriso ser um fator tão predominante no rosto, sua aparência pode afetar diretamente as relações sociais, profissionais e até a forma como julgamos as nossas próprias capacidades.

Por isso, ainda que o cuidado individual com a higiene bucal se faça necessária, o atendimento de rotina com um dentista pode ser essencial para a garantia da saúde. Assim, um plano dental pode ser a melhor opção para o seu sorriso, já que possibilita um melhor acompanhamento.

Doenças bucais como a cárie e a gengivite são as mais comuns no mundo e, mesmo que pareçam inofensivas, essas condições podem impactar no funcionamento de todo o corpo e até contribuir com o desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias.

Para se ter uma ideia da importância dos cuidados bucais, em 2018 a Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou dados que apontam que aproximadamente 60 a 90% das crianças e quase 100% dos adultos de todo mundo sofrem com uma dessas doenças.

No Brasil não poderia ser diferente. Contudo, em algumas cidades do país, a espera pelo agendamento da consulta dentária, pelo Sistema Único de Saúde, pode ser bastante demorada.

Em 2019, por exemplo, a espera para receber um implante dentário em Porto Alegre era de um ano e dois meses.

Desta forma, fazer o uso de um plano dental pode ser imprescindível para a garantia de um tratamento de qualidade, sem muita espera.

A importância das consultas constantes ao dentista

A higienização correta, por meio da escovação, uso do fio dental uma vez ao dia e o enxaguante bucal são os principais responsáveis pela prevenção das doenças dentais e o combate ao acúmulo da placa bacteriana.

No entanto, o tratamento dos danos causados pelas cáries já existentes deve ser acompanhado junto de um dentista.

Isso porque os casos não solucionados podem se tornar quadros de periodontite mais graves, o que pode comprometer toda a saúde do paciente.

A consulta de rotina com o dentista deve ser feita, ao menos, a cada seis meses.

Essas visitas são importantes para realizar a manutenção da cavidade e identificar com antecedência alguma enfermidade, bem como para a realização de reparos estruturais e estéticos.

Nesse caso, o convenio odontologico pode ser um aliado ainda mais importante para manter a constância do atendimento e facilitar a realização de diversos procedimentos.

Vantagens de possuir um plano dental

Ter um convênio odontológico pode significar o tratamento de dores, desconfortos, dificuldade de mastigação e até uma estética desagradável com mais agilidade e segurança, mas essas não são as únicas vantagens. Confira as principais nos tópicos a seguir:

1.       Qualidade profissional

O plano dental vai te aproximar dos melhores profissionais e clínicas, proporcionando atendimento de qualidade e acesso aos mais diversos procedimentos e com mais segurança, devido ao credenciamento necessário junto à ANS.

Com dentistas confiáveis e capacitados, a realização dos procedimentos se torna menos um motivo de preocupação e, consequentemente, diminui as evasões das consultas.

2.       Comodidade

Os convênios odontológicos oferecem o acesso a uma rede de consultórios e dentistas credenciados que podem ser escolhidos pelo paciente de acordo com a necessidade de atendimento, tratamento ou localização.

Deste modo, o paciente pode marcar a consulta com o melhor profissional, mais próximo de casa ou do trabalho, como e quando for mais confortável, inclusive por meio de sistemas que facilitam o agendamento.

3.       Segurança

Como todo plano odontológico é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), eles devem cobrir o atendimento de qualquer situação de emergência.

Casos como acidentes, quedas e cirurgias de urgências, podem ocorrer, sendo muitas vezes necessário um atendimento ágil e de qualidade para recuperar a função bucal. Tal situação pode ocorrer, inclusive, com crianças e idosos.

Nesse sentido, contar com um convênio como o plano dental para MEI, por exemplo, pode ser muito vantajoso, visto que pode ser expandido para até dois familiares do titular do plano.

Inclusive, esse não é um benefício exclusivo dos pacotes oferecidos para MEIs, como também pode ser verificado para planos coletivos e até empresariais.

Isso garante a segurança de que no momento que for mais necessário, sua família          também estará protegida, promovendo mais tranquilidade e qualidade de vida à todos.

4.       Custo-Benefício

Tratamentos dentários como cirurgias, remoção de cáries, restaurações, entre outros, podem ser procedimentos bastante caros, principalmente por poderem ser mais complexos.

Apesar disso, esse é um aspecto que torna a contratação de um plano dental ainda mais vantajosa.

Isso porque os planos têm um valor fixo mensal definido por contrato, e o paciente pode realizar o acompanhamento necessário sem se preocupar com o valor de cada consulta ou procedimento, de forma individual.

Ele é especialmente vantajoso para as pessoas que precisam realizar procedimentos ortodônticos longos ou empresas que optam pelo seguro odonto empresarial, pois os valores dos pacotes são mais baixos, quando comparado aos benefícios, principalmente para as empresas, devido a quantidade de vidas.

Cabe mencionar, no entanto, que as tarifas mensais e a cobertura dos planos são aspectos que demandam atenção, pois os pacotes de serviços e seus valores podem ser distintos, devendo especificar os procedimentos que podem ser realizados.

5. Frequência

coronavirus Brasil

O auxílio de um plano odontológico pode ser essencial para a criação do costume de realizar visitas frequentes ao dentista. Essa visita pode significar a saúde dos seus dentes, mas também a restauração da beleza e harmonia do sorriso.

Escolha o melhor pacote para as suas necessidades

Antes de fechar o contrato com uma empresa que preste esse tipo de serviço, é preciso pesquisar qual melhor se encaixa dentro das suas necessidades e condições de pagamentos.

Atualmente existem milhares de empresas que oferecem o seguro odontológico e cada uma oferece a cobertura de um grupo de tratamentos diferentes, que podem se diferenciar em categorias como:

  • Pacote Simples – limpeza, prevenção e saúde dos dentes;
  • Pacote médio – corrige problemas mais graves e restaurações básicas;
  • Pacote Abrangente – abrange tratamentos longos como o tratamento de canal;
  • Exames Radiológicos;
  • Exames Laboratoriais;
  • Pronto-socorro.

Tanto os planos familiares, quanto o plano dental coletivo empresarial tem a opção de selecionar alguma variação desses pacotes, e ainda selecionar especialidades como a dentística para fazer parte da sua cobertura, conforme a necessidade e operadora.

Além disso, há a regulamentação da ANS quanto aos procedimentos padrão que devem ser oferecidos em planos básicos, garantindo o acesso a um tratamento de qualidade mesmo em pacotes mais simples.

Por fim, conforme a operadora, nos planos premiuns é possível encontrar alguns procedimentos considerados estéticos, tornando-os ainda mais acessíveis.

Por esse motivo, avaliar quais as necessidades e desejos, ofertas de cada operadora e orçamento disponível se mostra fundamental para contratar o plano correto e garantir a qualidade da dentição.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Deixe um comentário