DIA DO IDOSO

Mãos, Bengala, Idosos, Pessoa Idosa

DIA DO IDOSO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como idoso, qualquer cidadão ou cidadã a partir de 60 anos de idade, mas a legislação muda de país para país. A condição do idoso é marcada pelo envelhecimento, cujo é inevitável para qualquer pessoa.

QUEM SÃO CONSIDERADOS IDOSOS

A Lei No 10.048 do ano 2000 diz no seu Art. 1º que “pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei” sendo assim, qualquer atendimento ou direito prioritário, é direcionado aos idosos.

Ao envelhecer, as pessoas tender a perder sua capacidade regenerativa, os tornando mais fracos em comparação aos jovens, um grande problema que ficou visível com a pandemia do COVID-19, quem é mais velho tende a ser mais atingido pelo vírus por seu sistema imunológico mais vulnerável que de outras pessoas, assim foram classificados como grupo de risco.

O último consenso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que em 2043, um quarto (1/4) da população Brasileira deverá ter mais de 60, sendo assim, projetando nos dados de 2021, com 212.586.646 habitantes no Brasil, seria equivalente a 53.146.661,5 habitantes idosos no Brasil.

CONDIÇÃOD DE SAÚDE

Sênior, Idosos, Pessoas, Casal, Antigo

Porém, tudo isso depende da condição de saúde dos idosos no Brasil, que tem até data comemorativa, dia 1º de outubro é considerado dia do idoso segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1991. Segundo a Secretaria de Saúde do Brasil “o objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população”.

Todo mundo envelhece um dia, mas a questão é, como envelhecer de forma saudável? E como o próprio nome já diz, é necessário saúde, que hoje em dia no Brasil não é fácil e obter, mesmo com a questão de preferencial, o sistema não foi preparado para receber a quantidade que recebe de idosos, como por exemplo, as famosas filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONVÊNIO MÉDICO

APVIDA

Além da questão de aposentadoria, o que define quanto tempo você vai viver costuma ser a questão da saúde, pois, quanto mais cuidado especializado, melhor qualidade de vida você vai ter. Existe uma especialidade médica chamada geriatria, que, conforme explicado pela Rede D’or “geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento” mas as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) são extensas e nem sempre de qualidade.

Por isso é de grande importância que sempre que possível, ter um convênio médico, pois, além de atendimentos rápidos, é possível fazer um acompanhamento continuo da saúde do idoso. O custo benefício de fechar um plano de saúde mesmo antes dos 60 anos é alto, pois, além de muitos planos conterem período de carência, que significa que você deve começar a pagar o plano antes de poder de fato usá-lo, precisa esperar para fazer alguns procedimentos, que pode ser de extrema utilidade em momentos de emergência.

Faça um plano médico, cuide de quem você ama.

Plano Unimed individual

Plano de saúde hapvida.

Corretor Ivan Cruz especialistas em planos para pessoas acima de 59 anos.

Prevenir é cuidar.

Cuidar é vida.

Veja o artigo Ajuste de Roupas

Deixe um comentário