Como políticas de saúde pública podem afetar a sociedade

Crise de ansiedade sintomas.

Você provavelmente já ouviu falar sobre políticas de saúde pública, mas sabe como elas pode afetar a sociedade? 

A medicina vem avançando muito nos últimos anos e consegue atender a diferentes necessidades. Um bom exemplo disso, é o avanço que estamos presenciando quando se trata de teste genético

Hoje em dia, é possível realizar esse tipo de exame no conforto de sua casa, o que é um grande benefício para muitas pessoas. 

No entanto, por mais que a área da saúde esteja cada vez mais evoluída, é importante compreender que saúde significa muito mais do que isso. 

Embora o acesso a cuidados clínicos e até mesmo a facilidade na realização de exames seja um fator contribuinte, nossos comportamentos e os ambientes físico, social e econômico em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos também são os principais motores da saúde. 

Neste post, falaremos sobre as políticas de saúde pública no Brasil, mas também vamos falar como questões de políticas públicas – mesmo algumas não normalmente associadas à saúde – podem influenciar a saúde e o bem-estar dos habitantes. 

Continue a leitura para conferir! 

O que as políticas públicas fazem? 

A atuação das políticas públicas é bem ampla. Elas envolvem o sistema de leis, medidas regulatórias, cursos de ação (ou inação) e prioridades de financiamento implementadas por uma entidade governamental ou seus representantes. 

Embora possa haver debate sobre o tamanho e o papel adequados do governo, as políticas públicas podem e atualmente desempenham um papel muito importante na vida das pessoas. 

De maneira resumida, as políticas de saúde pública são ações e programas desenvolvidos pelo governo. Elas têm a função de colocar em prática a realização de serviços de saúde que estão previstos na lei. 

Desde 1988, o direito à saúde para todos os cidadãos é garantido na Constituição Federal como um direito fundamental para a população. E através das políticas de saúde pública, esse direito é colocado em prática, oferecendo serviços de saúde para todas as pessoas. 

Como as políticas de saúde pública no Brasil afetam as pessoas

Quando se trata de políticas de saúde pública no Brasil, a coisa mais importante a se falar é sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)

O Sistema Único de Saúde

O SUS (como é popularmente conhecido) é o sistema de saúde pública no Brasil. Esse é o maior projeto de políticas de saúde pública em nosso país. 

Ele foi criado em 1988, pela Constituição Federal, para ser um junção de diferentes serviços de atendimento à saúde, que são oferecidos em todo o país. 

O SUS tem o objetivo de atender todas as pessoas, de todas as idades, seguindo os princípios abaixo:

Integralidade

Isso significa que o todos os pacientes devem receber atendimento médico com um cuidado integrado, que seja capaz de considerar todas as condições como pessoa, ou seja, condição social, características próprias e necessidades específicas. 

Esse princípio também significa que os pacientes precisam ser atendidos por profissionais de diversas especialidades médicas. Além disso, também devem receber todos os tratamentos adequados para a solução do seu problema. 


Universalidade

Esse outro princípio significa que todos as pessoas devem ter a garantia que terão um atendimento público de qualidade e acessível. Ele também representa  que a prestação dos serviços de saúde é uma obrigação do governo.

Equidade

Cada pessoa precisa receber serviços de saúde de acordo com as suas necessidades. É necessário oferecer condições de igualdade para todos. Ou seja, esse princípio representa que não deve existir discriminação em atendimentos médicos. 

Participação popular

Para que o SUS funcione da melhor maneira possível, os cidadãos podem participar de reuniões para que possam opinar sobre a qualidade do atendimento à saúde. 

Descentralização de administração

Por fim, o último princípio representa a descentralização da organização e prestação dos serviços de saúde por todo o país. Isso quer dizer que cada divisão do governo – que pode ser federal, estadual e municipal – têm os seus deveres para que façam o sistema funcionar corretamente.

Vale dizer que Sistema Único de Saúde possui diversas divisões internas. Cada uma delas tem uma função para atender situações específicas na área de saúde. Algumas exemplo são: 

  • Atenção à saúde indígena;
  • Acompanhamento do trabalho de parte e pós-parto;
  • Bancos de sangue;
  • Programa saúde da família;
  • Programa saúde na escola;
  • Atendimento aos idosos;
  • Atendimento de nutrição;
  • Saúde da mulher; 
  • Programa nacional de imunização e muito mais! 

Conclusão

Por mais que algumas pessoas não parem para observar e entender quais são as políticas de saúde pública do Brasil, elas existem e afetam a sociedade. Inclusive, são muito importantes para a sociedade no geral. 

Oferecer serviços de saúde de qualidade é lei, portanto, é importante que as pessoas tenham consciência disso. 

Esperamos que agora, depois deste post, você tenha uma ideia muito mais clara e uma maior compreensão sobre o que realmente são as políticas de saúde pública e como elas afetam a sociedade. 

Deixe um comentário