Dicas para baixar consumo de eletricidade com a geladeira

economia

Dicas para baixar consumo de eletricidade com a geladeira

Não temos dúvidas de que a geladeira é dos eletrodomésticos que mais gastam luz, pois estão funcionando todo o dia e durante todo o ano. É importante que você  faça um uso eficiente da eletricidade que consome, e para tal, é necessário que se coloque em prática algumas dicas que ajudem na redução do consumo de energia elétrica para que a conta da luz não aumente de forma drástica.

Estudos dizem que o consumo da geladeira é de cerca de 25% a 30% do consumo que vem na conta todos meses. Sabia disso?

Tome nota dos seguintes passos que são ótimos gestos para economizar energia usando a sua geladeira da melhor forma possível:

Como posso baixar o consumo energia com a minha geladeira?

1.                             Eletrodomésticos com etiqueta da eficiência energética

Quando escolhe uma geladeira, opte sempre por escolher a classificação A (A, A++ e A+++). À primeira vista, devido ao preço dos aparelhos com esta etiqueta, pode parecer um gasto desnecessário, mas que compensa, e muito, a longo prazo. As classes energéticas são muito importantes na hora de economizar.

2.                             Controle a temperatura.

Convém que esteja atento à temperatura já que uma temperatura muito baixa faz com que o consumo da geladeira aumente bastante. O recomendado é que fique nos 5ºC no frigorífico e -18ºC no congelador

 3.   Não encha a geladeira

Um refrigerador muito cheio não funciona de maneira eficiente. Tente não colocar tudo de uma vez, pois o refrigerador requer um esforço extra durante o resfriamento. Lembre-se para isso que você deve escolher um refrigerador do tamanho certo para as suas necessidades; não escolhe um muito grande ou muito pequeno.

4. Evite abrir a porta a toda a hora

É um ato que pode parecer inofensivo, mas sabia que ao abrir a porta a temperatura interior sobe para tentar recuperar a temperatura normal? Pois bem, nesses casos é produzido um pico de consumo (mais eletricidade gasta!)

5.  A ordem dos alimentos importa

Na parte superior da geladeira devem ser colocados os alimentos frescos. Na parte inferior a carne e peixe crús, pois é uma zona mais fria. As gavetas podem ser ideais para guardar frutas e legumes, e na porta podem ser guardados alimentos que não precisam de temperaturas tão baixas para se manterem em bom estado de conservação, tais como ovos, leite, sumos ou manteiga. Não coloque alimentos ainda quentes no interior da geladeira.

A forma como guarda os alimentos, além de os proteger mais, fará com que consiga reduzir o gasto de eletricidade.

 6.       Encontre um lugar adequado na cozinha

Há momentos em que é inevitável, quando já há uma zona feita e moldada para receber a geladeira e não há escolha de poder colocá-la em um local determinado. Mas se você puder escolher, escolha um bom sítio. Em relação ao ponto anterior, a temperatura externa afetará o desempenho (e o consumo) do seu refrigerador. Se puder, não o coloque perto de uma fonte de calor, como um forno, ou de uma fonte de luz solar direta, como uma janela.

7.       Sem gelo. Sem geada. “No frost”

Hoje em dia, a maioria dos refrigeradores já o é, mas certifique-se de que o seu também não gele. Essa tecnologia evita a formação de gelo na geladeira, pois, longe de ser frio, o gelo atua como um isolante e não permite que a geladeira cumpra sua função adequadamente. Ou seja, pode causar perda de até 30% da energia.

8.       Cuide a higiene da sua geladeira

Qualquer elemento externo (gelo, poeira, gelo …) prejudica o bom funcionamento do seu refrigerador. Limpe sua geladeira uma ou duas vezes por ano pela parte de trás e por dentro com mais frequência com água e sabão; você evitará a formação de fungos e evitará a formação de gelo.

Aproveite para retirar a poeira que se acumula na grade traseira. Quanto mais poeira, menos eficiência energética.

9.       Deixe um espaço entre a geladeira e a parede traseira

É imprescindível deixar uma separação de cerca de cinco centímetros para que o ar quente gerado no aparelho possa circular. Além disso, não deve ser colocado perto de um forno ou micro-ondas e deve estar sempre o mais limpo possível.

Deixe um comentário